Lixo eletrônico
...
...
...
...
...
...
...
...
Lixo Eletrônico
São Paulo
2012
nome contra capa;
...
...
...
...
...
...
...
...
São Paulo
2012
Sumário
Introdução
Você sabe o que é lixo eletrônico?
Tudo o que consumimos geram resíduos, e com a tecnologia não é diferente. A cada ano surgem aparelhos de celulares mais modernos, computadores mais eficientes, TVs maiores. E para onde vão nossos antigos equipamentos elétricos e eletrônicos? Para o lixo, na maior parte das vezes, sem receber tratamento específico.
O lixo eletrônico é um grande problema no mundo e principalmente nos países em desenvolvimento. De acordo com matéria publicada no Estadão, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes. Esta situação é muito grave, pois o lixo eletrônico possui componentes tóxicos que podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde das pessoas.
Antes de jogar fora nossos aparelhos elétricos e eletrônicos, vamos refletir sobre o destino que eles tomarão.
Aqui vai algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Confira:
- Aquele aparelho não é mais útil para você? Verifique se ele não possui utilidade para amigos, familiares ou instituições filantrópicas antes de jogá-lo fora. Doá-lo pode ser a melhor alternativa, mas só doe para quem você sabe que irá realmente usar.
- O Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma ong que trabalha com a inclusão digital em todo o Brasil. Eles recebem doações de computadores e equipamentos usados. Consulte o site da instituição para saber se existe um CDI em sua cidade. Mesmo que não exista, procure ongs semelhantes para saber se seu computador pode ser doado antes de jogá-lo fora.
- Verifique se sua cidade possui pontos de coleta seletiva, onde é possível descartar pilhas e baterias.
- Alguns fabricantes de celular recolhem aparelhos e baterias antigas, que são encaminhados para a reciclagem. Ligue para o fabricante do seu aparelho para