Lixo eletronico
Professora: Tifany Figueira da Cunha Técnico em Informática- Escola Ensino
Introdução
A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no início da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968. A partir de sua formulação diversos outros autores desenvolveram o tema e a Teoria dos Sistemas é hoje uma formulação teórica que atende às mais diversas ciências.
Outras definições
Observe as outras definições de sistema:
• “sistema é um conjunto de partes coordenadas, que
concorrem para a realização de um conjunto de objetivos”
• “sistema é um conjunto de elementos interdependentes,
ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo”
• “sistema é um conjunto de componentes e processos que
visam transformar determinadas entradas em saídas”
O que é Sistemas de Informação?
São conjuntos de componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processamento) e disseminam (saída) dados e informação, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo.
Exemplos de Sistemas de Informação
Sistemas de informação de clientes, sistemas de informações acadêmicas, sistemas de informações de recursos humanos, sistema de gestão de estoques, etc.
Exemplo
Processo de assar um bolo. As entradas são: farinha, ovos, açúcar e manteiga. Tempo e energia também podem ser considerados como entradas do sistema. O mecanismo de processamento consiste em combinar os ingredientes em uma vasilha de modo a se obter a mistura correta para que se possa assá-la na temperatura adequada e no tempo certo. A saída será um bolo acabado. A realimentação é a constatação de um bolo doce demais, muito mole, sem gosto ou cru. Isso provocará uma nova entrada no sistema de modo a alterar sua receita inicial.
Subsistemas
Um sistema pode ser divido em Subsistemas. Cada subsistema possui seus elementos, e pode decomposto até o nível desejado de