Lixo eletronico
ALESSANDRA LYRA
ELIZABETH SILVA
REGIS LEITE
OS ASPECTOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
CAUSADOS PELO LIXO ELETRÔNICO
GESTÃO AMBIENTAL (PROF.SUELI LIMA)
TST 08 (manhã)
BELÉM
2013
OS ASPECTOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
CAUSADOS PELO LIXO ELETRÔNICO
DEFINIÇÃO
São todos aqueles gerados a partir de equipamentos eletrônicos, e seus componentes. Podemos citar como exemplo os componentes de equipamentos de informática: mouse, monitor, teclado, CPU, gabinete, caixa de som, etc, que estejam em desuso, seja no âmbito comercial, doméstico ou industrial. Todos estes são compostos materiais não- biodegradáveis, levando até cerca de 300 anos para se decompor.
Com a aceleração da produção e do consumo de novas tecnologias, o volume desse tipo de descarte cresce cada vez mais, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e ainda menos capacidade de reciclagem. Atualmente, as alternativas relacionadas com esse contexto ainda são insuficientes para resolver esse tipo de problema, se faz necessário ajustar elementos que possam nos aproximar da sustentabilidade, algo mais além do que o mero gerenciamento de descartes.
ASPECTO AMBIENTAL
A preocupação ambiental em relação aos resíduos oriundos do avanço tecnológico vem crescendo muito nos últimos anos devido liberação de substancias tóxica que podem poluir regiões inteiras.
Como velhos computadores, televisores, telefones celulares, equipamentos de áudio, baterias, entre outros, vem crescendo muito nos últimos anos, entre governos do mundo todo, pois este tipo de resíduo acaba liberando substâncias como o chumbo, que pode atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras.
A área de informática não era vista tradicionalmente como uma indústria poluidora.
Porém, o avanço tecnológico acelerado encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando assim um lixo tecnológico que na maioria das vezes não está tendo um destino adequado. Assim, tem-se a