lixo eletronico
Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o crescente aumento no consumo e, conseqüentemente, descarte de materiais eletrônicos torna-se um problema cada vez maior o montante de resíduo gerado pela eliminação desses materiais.
Na sociedade contemporânea, como surgimento das novas tecnologias, a indústria eletrônica passou a receber uma demanda excessiva e, cada vez mais, os consumidores, passaram a exigir maior qualidade nessas mercadorias. Desta forma, as empresas estão sempre buscando inovar seus produtos, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes.
As empresas passaram a utilizar uma estratégia de marketing chamada “obsolência programada”, a vida útil de um produto é reduzida para aumentar o consumo de versões mais recentes, sendo que o preço médio se mantém, tornando mais viável a troca do que o conserto. Esta obsolência faz com que os equipamentos eletrônicos “ultrapassados” se tornem sucata tecnológica.
O acúmulo do lixo eletrônico representa uma grande ameaça, pois este possui elementos tóxicos e perigosos, que são prejudiciais tanto para o meio ambiente, quanto para o homem. A reciclagem destes produtos é muito mais seletiva, o nosso enfoque será a recuperação dos metais pesados e preciosos dos equipamentos eletrônicos juntamente com as tecnologias utilizadas.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA
Recuperação de metais pesados e preciosos de equipamentos eletrônicos – Tecnologias usadas
BARREIRAS, 2014
5.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Notícias DW, Deutsche Welle. Disponível em: Acesso em 17 de fevereiro de 2014.
Reciclagem do lixo eletrônico, .Disponível em: Acesso em 17 de fevereiro de 2014.
Matérias primas encontradas no lixo eletrônico, Terra Network. Disponível em:
Acesso em 17 de