lixo Eletronico
APS: lixo eletrônico
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
BIOGRAFIA
Lixo eletrônico é definido como sendo todos os resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos. Sendo estes aparelhos compostos por circuitos eletrônicos como televisores, celulares, computadores, e além disso, equipamentos eletrodomésticos que possuem algumas partes eletroeletrônicas. São alguns exemplos geladeiras, maquinas de lavar, batedeiras e outros dispositivos.
A área de informática não era vista tradicionalmente como uma indústria poluidora. Porém, o avanço tecnológico acelerado encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando assim um lixo tecnológico que na maioria das vezes não está tendo um destino adequado. Segundo FRUET citado in (CARPANEZ, 2007), o perigo de lançar esses produtos na cesta de lixo é grande. Chumbo, cádmio e mercúrio, metais presentes no interior de algumas pilhas e baterias, podem contaminar o solo, lagos e rios, chegando finalmente ao homem.
A nível global, são produzidos aproximadamente 50milhões de toneladas por ano, algo equivalente a todo o detrito gerado por uma metrópole como São Paulo ao longo de 8 anos mas apenas uma parte muito pequena desse volume é reciclada por empresas interessadas em explorar metais usados na fabricação de tais componentes contudo a maior parte não recebe nem um tipo de tratamento e acabam sendo incinerados, despejado em aterros sanitários ou acabam sendo exportados para outros países o que sem dúvida representa um risco para o meio ambiente e a saúde.
O Brasil é um dos campeões na geração de sucata eletrônica entre os países emergentes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).Esse estudo mostrou que nosso país gera cerca de 96,8mil toneladas métricas de PCs por ano este volume só é inferior ao da China, com 300mil toneladas. Porem na média per capita o Brasil é líder com aproximadamente meio quilo de descarte por brasileiro, contra