Lixo - Descarte
Caroline P. N.
Prof. Celso L.
O trabalho desenvolvido tem como objetivo firmar conceitos sobre os perigos, cuidados e danos quando trabalhamos com produtos quimicos potentes, sobre o que pode ser feito para evitar situações de risco principalmente para funcionários de uma empresa e a população que vive ao redor dela.
Escolhemos uma fábrica de espelhos como suporte do nosso projeto, analisamos todos os processos e o uso de produtos químicos nesse ramo é a base. Focamos em como deve ser realizado o descarte desses produtos e ao pesquisarmos nos deparamos com leis, normas e técnicas que devem ser seguidas para que o lixo seja eliminado devidamente, sem agressão à vida e ao meio ambiente.
De acordo com a lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 2008, seção III
“Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. “
“ Art. 56. Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. “
(Informações retiradas do site : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm )
O produto mais utilizado na empresa é o Nitrato de Prata (AgNo3), que é muito usado em fotografia convencional, em fabricação de vidros, e na fabricação de espelhos. Tem funções na medicina também. Tem um forte poder oxidante e por ser portador dessa característica pode ser explosivo quando misturado à materiais orgânicos ou outros materiais oxidantes.
Os cuidados :
- Estocar em área ventilada, afastado de substâncias incompatíveis ou reativas
- Respeitar o limite de tolerância