Lixeira conica
2.1 INTRODUÇÃO
A necessidade de transformação de uma matéria-prima em um objeto de utilidade nasce com homem, desde os tempos primitivos o homem já se ateve a essa necessidade. Hoje tal transformação é denominada processo de fabricação, que em escala industrial produz diversos utensílios que facilitam nosso dia-a-dia. “Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos” (SOUZA, 2011).
O tema principal deste trabalho é a fabricação de uma lixeira cônica utilizando uma chapa de aço, peça produzida de maneira experimental no Laboratório de Mecânica da Faculdade Norte Capixaba São Mateus – UNISAM, procurou-se esclarecer questões a respeito dos ângulos de corte da chapa a fim de formar o desenho cônico da lixeira. Abordando procedimentos para obtenção da ferramenta.
2.2 JUSTIFICATIVA
O conhecimento adquirido na execução dessa atividade trará know-how para ser aplicado em diversos processos de fabricação. Importante ressaltar que as atividades praticas trazem experiências impares para o aluno, podendo ser utilizados num momento subseqüente no mercado de trabalho.
2.3 OBJETIVOS
O objetivo nesta atividade é aprender na prática, sob orientação do professor a confecção de uma lixeira cônica, utilizando a tesoura de corte, e calculando os ângulos necessários para o tamanho de lixeira que se queira obter.
2.4 METODOLOGIA
Este trabalho descreve a prática de fabricação no Laboratório de Mecânica da Faculdade Norte Capixaba São Mateus – UNISAM no dia 02 de março de 2013 das 14h00min às 18h00min, na fabricação de uma lixeira cônica, onde foram realizados os seguintes procedimentos: 1. Analise do projeto da lixeira; 2. Cálculos para desenvolvimento das operações; 3. Escolha das ferramentas necessárias para a prática; 4. Escolha dos materiais; 5. Na bancada foram realizadas as medições e marcações nas chapas de acordo com as medidas iniciais do projeto para a