Livros
Instituição: C.E.P.A
Arte Suely Pereira
A Arte Pré-Histórica em Alagoas
Natália Alves, n° 33, Serie: 1° Etapa “D” Noturno
Escola: Professor José da Silveira Camerino
Instituição: C.E.P.A
Arte Suely Pereira
A Arte Pré-Histórica em Alagoas
Trabalho pedido pela professora Suely com intuito de ampliar o nosso Conhecimento sobre a arte pré-histórica existente em Alagoas.
Maceió-Al 29 de Julho de 2011
A ARTE PRÉ-HISTÓRICA EM ALAGOAS
Maravilha pré-histórica
[pic] Preguiça-Gigante
Há dez anos, os habitantes da pequena Maravilha, no semi-árido alagoano, encontraram ossos de um ser gigante, maior que qualquer vaca, cavalo ou onça da região, e atribuíram os restos mortais a uma criatura mitológica que passou a habitar o imaginário local, o monstro conhecido como Zamba!
Não sabiam eles que haviam encontrado ossos de uma preguiça-gigante, animal pré-histórico de mais de 10.000 anos.
Em uma viagem à procura de cavernas em 1997, o paleontólogo Jorge Luiz Lopes entrou em contato com estes fósseis através da população de Maravilha. O lugar tornou-se seu objeto de pesquisa desde então. Jorge Luis é responsável pelo setor de paleontologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas, e nestes dez anos estuda a megafauna do sertão de Alagoas, ou seja, mamíferos gigantes pré-históricos.
Tigre-dente-de-sabre [pic]
O mastodonte, que é muito semelhante ao elefante, o tigre-dentes-de-sabre, a paleolhama, a preguiça-gigante e o tatu-gigante (gliptodonte), eram alguns dos habitantes da verdejante paisagem onde hoje é o sertão alagoano, nos municípios de Maravilha,