livros
Naibe Cristina de Figueiredo¹
¹ naibecristina@hotmail.com
As primeiras experiências do Ensino a distância surgiu na Europa no final do século XVIII, com o desenvolvimento do serviço postal, através de correspondência. Até meados do século XX, esta era a única forma conhecida de EaD.
Por volta de 1950, o ensino a distância passou a ser influenciado pelos novos meios de comunicação de massa: o rádio e a televisão. Com a disponibilização de imagem e som, a sala de aula podia ser reproduzida e enviada para o aluno, um grande exemplo são os telecursos Brasil.
Com o surgimento da internet, a EaD passou a despontar como a principal alternativa de comunicação de alunos com o professor e entre si. Essa comunicação tanto pode ser assíncrona através de e-mails, como síncrona por meio de chats ou bate-papo em tempo real.
Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação “TICs”, muitas instituições educacionais passaram a empregar esses recursos em cursos à distância, facilitando o acesso de uma parcela da população ao aprendizado, pois o aluno pode realizar o curso no local e horário desejado, desde que tenha acesso a um computador conectado à internet.
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem “AVAs” são programas de gerenciamento de cursos que possuem ferramentas de administração escolar (matrícula de alunos, liberação de acesso, e etc.), de criação e gestão de cursos por parte dos professores e ferramentas para acompanhamento do curso pelos alunos.
O uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem deverá ser planejado de forma a atender uma aprendizagem colaborativa, autônoma, que permita ao aluno ser responsável por seu aprendizado e sua participação, o que redunda em um real aprendizado em grupo.
O Moodle, enquanto AVA possui várias interfaces que possibilitam a criação de ambiente colaborativo. O Moodle, cujo acrônimo modular é “Object-Oriented Dynamic