Livros Prof Ticos
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/livro s-pro fetico s/teo lo gia
Livros Proféticos
digg
Lugar no cânon
A segunda das três grandes seções em que se divide a Bíblia Hebraica é a chamada de os Prof etas
(hebr. nebiim), por sua vez, subdividida em dois grupos: Prof etas anteriores e Prof etas posteriores.
Dif erentemente das nossas Bíblias atuais, entre as quais se conta a presente edição, a Bíblia Hebraica considera prof éticos e assim cataloga no grupo dos “anteriores” seis livros de caráter histórico:
Josué, Juízes, 1 e 2Samuel, 1 e 2Reis.
O conjunto dos posteriores é f ormado por Isaías,
Jeremias, Ezequiel e os Doze prof etas menores, assim nomeados não porque o seu conteúdo seja de menor importância, mas porque são notavelmente menores que os escritos dos “três grandes prof etas”.
Por outro lado, enquanto que o índice da LXX (que é o adaptado pela Almeida) inclui Lamentações e Daniel entre os livros prof éticos, a Bíblia Hebraica os coloca na terceira seção, entre os Escritos (ketubim).
Os profetas e a sua mensagem
Prof eta é uma palavra derivada do vocábulo grego prof etés, composto pela preposição pro, que tem valor locativo e equivale a “diante de”, “na presença de”, e o verbo f emí, que signif ica “dizer” ou “anunciar”. Na
LXX, encontramos prof etés como tradução da palavra hebraica nabí, relacionada esta última a várias outras semíticas cujo sentido principal é anunciar ou comunicar alguma mensagem.
Em âmbitos alheios ao texto da Bíblia, é f reqüente dar o nome de prof eta a alguém que transmite mensagens da parte de alguma divindade ou que se dedica à adivinhação do f uturo. Porém, se se restringe o uso da palavra ao seu sentido bíblico, prof eta é especialmente alguém a quem Deus escolhe e envia como o seu porta-voz, seja diante do povo ou de uma ou várias pessoas em particular. Não se trata, pois, na Bíblia, de adivinhos, magos, astrólogos ou f uturólogos entregues a predizer acontecimentos f uturos,