Livros históricos - Rute
Quando conhecemos Rute, ela é uma viúva sem perspectiva de vida. Acompanhamos sua união com o povo de Deus, a colheita no campo e o risco de sua honra na eira de Boaz. Finalmente a vemos tornar-se esposa dele. Um retrato de como chegamos a Cristo. Começamos sem esperança e somos estrangeiros rebeldes sem parte no reino de Deus Então, quando arriscamos tudo e colocamos nossa fé em Cristo, Deus nos salva, perdoa reconstrói nossas vidas e nos concede bênçãos que durarão por toda a eternidade. A redenção de Rute através de Boaz é um retrato da nossa remissão através de Cristo.
O livro de Rute é também a história da graça de Deus em meio às difíceis circunstâncias. Este fato ocorreu no tempo dos Juízes – um período de desobediência, idolatria e violência. Mesmo no momento de crise e o mais profundo desespero, existem aqueles que seguem a Deus e através dele o Senhor opera maravilhas. Não importa quão desencorajador ou antagônico possa parecer o mundo , sempre haverá pessoas que temem a Deus. Ele usará qualquer um que esteja pronto a receber seus propósitos. Rute era moabita, e Boaz descendente de Raabe, uma antiga prostituta de Jericó. Não obstante, sua linhagem deu origem à família através da qual o Messias veio ao nosso mundo. Não importa quem você seja Deus está presente no mundo, e deseja usar você. Seja útil ao Senhor como foi Noemi: traga sua família e amigos para o Senhor.
Quando ouvimos alguém contar sobre sua sogra, geralmente vem em nossas mentes uma declaração negativa ou humorística, pois muitas delas tem sido alvo de ridicularização ou comédia.
Ela amou a mãe de seu esposo, Noemi recentemente viúva, Rute implorou ficar com sua sogra onde quer que ela fosse, embora isto significasse deixar sua própria pátria. O teu povo é o meu povo, o Teu Deus é o meu Deus – (1.16) Noemi concordou, e as duas viajaram juntas para Belém.
A fidelidade de Rute para com Noemi é um grande exemplo de amor e lealdade.