Livros fiscais e contabeis
Professora Valéria
INTRODUÇÃO
Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa, responsáveis pela sua gestão, são registrados em livros próprios, nos quais fica configurada todas as atividades da empresa.
Os livros de escrituração têm várias finalidades. Uns servem para registrar as compras, outros para registrar as vendas, controlar os estoques, os lucros ou prejuízos fiscais.
LIVROS FISCAIS
Livros fiscais são os que armazenam todos os fatos relacionados com as atividades da empresa que geram obrigações fiscais ou seja (impostos). São aqueles exigidos pelo fisco para controle de tributos através da Legislação especifica nas três esferas do governo: municipal, estadual e federal.
REGRAS BÁSICAS DA ESCRITURAÇÃO:
A escrituração deve ser completa, em idioma nacional, com clareza, em ordem cronológica de dia mês e ano, sem intervalos em branco, com folhas numeradas e em sequências. Devem ser submetidos à autenticação no órgão competente: Junta Comercial se a empresa for Industria e ou Comercio; Cartório de Registro de Pessoa Juridica se for Prestadora de Serviços. Devem conter termos de Abertura e de Encerramento;
REGISTRO DE ENTRADA
Neste livro, a empresa registra as aquisições realizadas, todas as mercadorias que são compradas pela empresa. As principais irregularidades encontradas neste livro são as referentes aos cálculos dos impostos: aproveitamento indevido, duplicidade, fotocópia, falta de registro.
REGISTRO DE SAÍDA
Neste livro, temos os lançamentos que se originam das operações de vendas realizadas pela empresa. Por meio dos registros de saídas, em contrapartida com os registros de entradas, são apurados os débitos e créditos fiscais, resultando no montante de impostos que a empresa vai recolher ou recuperar.
REGISTRO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE
O livro de Registro e Controle da Produção e do