Livros Didaticos Ferramenta De Qualidade
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Módulo de Competências Básicas
CURSISTAS:
Claudia Cunha da Costa
Raimundo Marcio Blanc Guimarães
Aline Monteiro Araujo
TUTORA: JULIA MARIA DE SOUZA SANTOS
TEMA: Livros didáticos: Ferramenta de qualidade.
SALINOPOLIS - PA
JUNHO - 2014
1. INTRODUÇÃO:
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de uma gama de programas que visam à melhoria da qualidade da educação brasileira.
Criado pela Lei nº5.537, de 21 de novembro de 1968, modificada pelo Decreto- Lei ]872, de 15 de setembro de 1969, com missão, de “Prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação”.
Em 1992, foi criado o Instituto Nacional do Livro (INL), com a função de legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Quase uma década depois, criou-se a Comissão Nacional do Livro didático (CNLD), que passou a estabelecer, no país, uma política de legislação, regulamentando a produção, a circulação e o controle político, em como a qualidade do que seria distribuído.
Depois de várias mudanças e outros programas criados pelo Governo Federal, visando melhorias na qualidade da educação foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cujo objetivo é promover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares. Esse programa distribui obras didáticas, escolhidas pelos professores, para todas as escolas públicas constantes do Censo Escolar, atendendo mais de 40 milhões de alunos.
Para promover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático.Cada escola escolhe