Livros didaticos de matematica
A metodologia de ensino e aprendizagem tem o objetivo de analisar os livros didáticos de matemática no ensino fundamental l, para ser trabalhado na sala de aula, o professor tem que elaborar suas aulas, envolvendo as concepções sobre a educação e a respeito da matemática e sua aprendizagem, orientando para a condução do trabalho docente por linhas metodológicas próprias, ou seja, definidas, conhecida como ensino tradicional, resolvendo problemas matemáticas. A resolução de problemas, por ser contraditória em quase todos os aspectos, não se pretende aqui aprofundar o debate a respeito desta polaridade, mas descrever as duas linhas metodológicas resumidamente. Os próprios livros didáticos analisados tem observado que os professores de matemática têm incorporado, às suas concepções de aprendizagem e ensino da matemática, ainda que sua prática de sala de aula no método tradicional, muitas vezes o professor mobiliza alternadamente essas várias metodologias ensino tradicional transmite os conteúdos matemáticos, por meios de conceitos, procedimentos e propriedades, sugerindo atividades onde o aluno deve aplicar seu conhecimento que foi exposto, muitas vezes os conteúdos é feito com apoio de exercícios resolvido e o aluno não tem autonomia para desenvolver com suas estratégias próprias e poder criar e aplicar procedimentos diferentes daqueles que já foi explorado.
2 A METODOLÓGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICAS
A matemática adota formas consistentes em duas metodologias esboçadas, para a resolução de problemas com criatividade e desenvolvimento satisfatório.
Markarian (2004, p. 274) diz: "O ensino da Matemática em todos os níveis apresenta-se como um problema insolúvel".
Mas carregando muitos aspectos do ensino tradicional. É comum o uso da condução do trabalho por meios de atividades diariamente propostos ao aluno, onde o conteúdo é variado e é sistematizado ou apresentado. Algumas