Livros Cont Beis E O SPED
Podemos afirmar que os livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de Contabilidade. Designados à escrituração contábil, dos fatos e dos atos administrativos que acontecem na empresa.
De acordo com o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração, mantendo os livros necessários para essa finalidade. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas. Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:
Livro Diário
Livro Razão
Registro de Duplicatas
Livro Caixa
Livro Contas-correntes
No Livro Diário temos a obrigatoriedade no uso deste livro, nele constitui o registro básico de toda a escrituração contábil, no qual devem ser lançados, dia a dia, todos os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam a vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica, esse livro deve ser encadernado com folhas numeradas seguidamente, conter, termos de abertura e de encerramento e ser autenticado pelo órgão competente. Os lançamentos nesse livro poderão ser efetuados diretamente ou por reprodução, ou por meio de processamento eletrônico de dados. É admitida a escrituração resumida do diário, por totais que não excedam o período de um mês, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que sejam utilizados livros auxiliares (devidamente autenticados na forma prevista para o Diário) para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação. Nos lançamentos resumidos do Diário devem ter referências às páginas dos livros auxiliares em que as operações estiverem registradas de forma individualizada.
Já no Livro Razão a pessoa jurídica deverá manter em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas,