Livro
O que seria o Aborto?
ABORTO s.m. Interrupção da gravidez
antes que o embrião ou feto tenha condições de sobreviver fora do corpo da mulher. O aborto resulta na morte do feto, e pode ser provocado ou espontâneo. Em um aborto espontâneo, o feto é expulso do corpo da mulher. Muitos abortos espontâneos resultam de causas naturais.
No aborto provocado, o feto é removido por meios artificiais, geralmente médicos.
O aborto constitui, já há muito tempo, uma questão extremamente controvertida. Um dos aspectos mais importantes dessa controvérsia consiste em saber se a mulher deve ser autorizada por lei a praticar o aborto e, em caso afirmativo, em que circunstâncias. Discute-se também como, e em que medida, as leis devem assegurar à criança que está por nascer o direito à vida.
Quais os argumentos contra?
Os Argumentos Contra o Aborto baseiam-se
na suposição de que o aborto representa a eliminação não justificada da criança que está por nascer. As pessoas que se opõem ao aborto partem do princípio de que a vida humana tem início no momento em que o espermatozóide fertiliza o óvulo. Conseqüentemente, acreditam que a destruição de um embrião ou feto vivo constitui ato moralmente condenável. Outro argumento contra o aborto é que a sua autorização legal estimularia a gravidez irresponsável e o desrespeito à vida humana.
A mais firme adversária do aborto é, provavelmente, a Igreja Católica Romana, que é contra o aborto em qualquer circunstância.
Muitas pessoas de outras religiões, particularmente do budismo e hinduísmo, também se opõem ao aborto, da mesma forma que certos grupos de judeus e protestantes.
Vários médicos o condenam com base no argumento de que sua missão consiste em salvar vidas, não em destruí-las.
Quais os argumentos a favor?
Os Argumentos a Favor do Aborto. Muitas pessoas admitem o aborto sob determinadas circunstâncias como, por exemplo,