Livro
PARTE 1 - DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
DEFINIÇÃO: O QUE É ESTATÍSTICA?
É a arte e a ciência de fornecer métodos e processos quantitativos para planejamento, coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Particularmente em administração, economia e ciências contábeis, uma grande razão para coletar, analisar, apresentar e interpretar dados é dar aos gerentes e tomadores de decisão um melhor entendimento/controle do ambiente administrativo, possibilitando decisões mais fundamentadas.
Solicita-se de todo estudante de nível superior que se especializa em negócios ou em economia que tenha um curso de estatística.
PARTE DA NOMENCLATURA UTILIZADA EM ESTATÍSTICA:
Dados estatísticos são os fatos e números que são coletados, organizados em tabelas e/ou gráficos, analisados e interpretados.
Dados brutos são uma seqüência de fatos ou valores numéricos não organizados, obtidos diretamente da observação de um fenômeno.
Rol é uma seqüência ordenada (crescente ou decrescente) de dados brutos.
Elementos são as entidades sobre as quais os dados são coletados.
Variável é uma característica de interesse para os elementos.
Dados qualitativos são os dados que indicam rótulos ou nomes para uma característica de um elemento. Dados quantitativos são os dados que indicam a quantidade de um elemento. Dados quantitativos são sempre numéricos.
Estatística
prof Dra Deiby Santos Gouveia
População ou universo é conjunto de todos os elementos de interesse em um determinado estudo.
Amostra é um subconjunto da população.
Exemplos:
População: dados estatísticos da população brasileira levantados pelo IBGE no censo
demográfico realizado a cada 10 anos.
Amostra: dados obtidos em testes após a fabricação de um pequeno número de peças antes de se iniciar sua fabricação em grande escala.
Quando a população é muito grande, a Estatística recorre a uma amostra. Entretanto, A