livro
Parvana é uma menina de 11 anos que vive no Afeganistão. Ela está em apuros. O pai está preso. Os talibãs não permitem que mulheres trabalhem nem saiam de casa sem companhia masculina, e o único homem que sobrou na casa é um bebê. A comida está acabando. Alguém precisa arregaçar as mangas. Sobrou para a valente garota. A premiada escritora canadense Deborah Ellis ouviu histórias como a de Parvana em campos de refugiados afegãos no Paquistão e na Rússia, durante o regime talebã.
E.M.E. F MACHADO DE ASSIS
Língua Portuguesa Professora:
A OUTRA FACE
(Deborah Ellis)
Natália Mayer Frantz, Pântano Grande, Julho, 2012.
A OUTRA FACE
DEBORAH ELLIS
Parvana é uma menina que mora no Afeganistão. Ela tem 11 anos, Mora com o pai (que não é citado o nome), com a mãe Fatana, a irmã Nooria de 17 anos, o casula Ali e a irmã Maryam que tem uns quatro anos. Parvana tinha um irmão mais velho chamado Hossein só ele acabou morrendo em uma mina. Seu pai era professor de história, mas com a ditadura militar de seu país e o regime muito rude, caiu uma bomba dentro da sala da escola que seu pai trabalhava, com isso eleacabou perdendo a perna e eles acabaram se mudando para Cabul.
Certo dia, os soldados Talibãs entraram em sua casa e prenderam seu pai, com isso sua mãe entra em depressão, e ela acaba tendo que trabalhar para sustentar os irmãos. Porém, lá mulheres não podem trabalhar, então a Sr. Weera, que é amiga de sua mãe, começa a morar lá na casa de Parvana para ajudar, e tem a ideia de vestir Parvana de homem para sustentar a família. Com isso, sua irmã Nooria pretende se casar, e sua mãe decide levar Nooria para o matrimônio, e deixa Parvana com a Sr. Weera.