livro
O sistema nervoso central e sua função coordenada na aprendizagem:
O sistema nervoso central é centro das conexões dos impulsos, que se originam nos órgãos receptores (exteroceptores e proprioceptores) , sua importância psicológica consiste no fato de que neles se formam as conexões peculiares ao processo de aprendizagem.
Sua função é de organizar os impulsos aferentes, elaborar as respostas e dirigi-las pelas vias aferentes, ao sistema de reação.
Os elementos sensoriais que constituem uma situação são recebidos no sistema nervoso central sob a forma de impulsos diversificados, seguindo depois as vias diferentes que correspondem ao receptor imediato, esta estruturação doa impulsos nervosos é realizada nos centros de correlação, como no hipotálamo. Desses centros de correlação são transmitidos impulsos organizados para os centros motores. A falta desta organização não produziria uma ação harmoniosa e o organismo perderia seu controle sobre as respostas, esta coordenação das respostas se realiza nas áreas motoras do sistema nervoso central. Este ato de coordenação determina a natureza da respostas.
Teorias para explicar a coordenação dos impulsos nervosos e das respostas
A teoria da facilitação e da inibição procura explicar como se realiza a coordenação das reações nervosas, baseiam-se mais na observação da conduta do no conhecimento objetivo da atividade mental, que envolvem.
Como se pode observar, alguns estímulos têm um efeito facilitador sobre a resposta, enquanto outros estímulos a inibem, ou enfraquecem. Este processo é, experimentalmente, considerado como a seleção e respectiva eliminação de resposta.
Classificação dos órgãos receptores, segundo Perrim, C. S. Sherringtone e klein .
A recepção dos estímulos realiza-se através de órgãos sensoriais, isto é , células sensitivas , chamadas receptoras.
As situações chegam ao organismo por meio da estimulação dos receptores e a reação se verifica,