Livro
Marlúbia Corrêa de Paula (PAULA, Marlúbia Corrêa de - Nome em citações bibliográficas), Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) Pós-Graduada pela FACEL em Pedagogia Gestora/Supervisão Escolar Graduanda em EAD pela FATEC/SENAC/RS Graduanda pela UPF (Universidade de Passo Fundo) em Matemática Aplicada. AtualmenteProfessora/Tutora na área de Ciências da Natureza-Matemática e suas Tecnologias pelo SESI/RS.
Resenha do Capítulo I: Capacidade de Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Resumo da resenha: Perrenoud faz colocações neste capítulo a respeito da existência da Competência para organizar e dirigir situações de aprendizagem. Eleexplica que tal competência deveria fazer parte do ofício de professor, no entanto não é o que de fato ocorre.
Perrenoud introduz este capítulo chamando atenção para a capacidade de organizar e de dirigir situações de aprendizagem. Porém, neste momento, o autor, questiona se ela não estaria no próprio cerne do ofício de professor. Muito sabiamente, surge a questão sobre este fato, pois bem sabemos que o atributo de organizar situações de aprendizagem não faz parte do perfil dos professores de forma geral. Coloca o autor que tudo depende evidentemente do que se esconde sob as palavras, pois o ofício de professor foi por muito tempo assimilado à aula magistral seguida de exercícios. Convém observarmos que o termo foi por muito tempo, não se aplica, ficando de maior coerência a utilização da expressão, a aula é magistral. Se entendermos que a figura de Magister lembra a figura de discípulo, que "bebe suas palavras".O autor coloca a idéia de que o aluno aprende posteriormente as atitudes do professor, consequentemente o professor mais tradicional podepretender organizar e dirigirtais situações.
Lembra bem o autor o fato de que a própria idéia de situação de aprendizagem não apresenta nenhum interesse para aqueles que