Livro O Corpo Fala
Capítulo 17
Métodos de Modificação
Psicossomática do homem Da mudança do corpo á mudança da pessoa Linguagem Corporal
Sobre a linguagem corporal vemos o quanto nosso corpo expressa nossos pensamentos, as emoções e as nossas rações instintivas. podemos dizer assim que o nosso corpo expressa a nossa personalidade, por exemplo: Dentro de nossos amplos automóveis apontamos com desprezo o ágil carrinho esportivo, emborra secretamente invejamos seu alegre motorista, a barriga dele cabe sem problemas naquele espaço onde a nossa se apertaria contra o volante de direção.
• A linguagem corporal diz que, alterando-se a qualidade apenas do equilíbrio geométrico da nossa estrutura física, isso influência a nossa mente. Por exemplo, se desanimado, ficamos cabisbaixos, quando erguemos o rosto nos sentimos mais confiantes. Da mesma forma disse o Filosofo Pascal que nossa postura física influencia nossa mente.
• Afirmava ele que, sorrindo, se conseguia quase automaticamente, remover a tristeza.
• Existem algumas técnicas que servem como uma educação de nossa personalidade, como a Ioga, a dança, o judô e as técnicas de “relax” que combinado com os seus movimentos trás um estagio de leveza e harmonia com a mente • Em torno de 1900, o australiano perdeu a voz. Nenhum tratamento médico dava resultado, ele suspeitou que algum mecanismo vocal estivesse em jogo. Observando-se diariamente diante de um espelho, verificou aos poucos que seu corpo inteiro estava envolvido, relacionado a posturas inadequadas. • Disto resulta malformações físicas, tensões de músculos dorsais e abdominais ou outras, e mal estar com repercussões sobre o estado geral de humor.
• Montou um instituto em Londres onde ensinou seu método a milhares de pessoas com problemas de postura.
Psicoterapia Corporal
•
Uma psicoterapeuta norte-americana, Liana Churgin, procurou realizar uma síntese entre a técnica de Rolf e Alexander. Essa terapia consiste em colocar as pessoas diante das suas grandes