Livro vermelho
1. Introdução
2. A estruturação da personalidade
3. Factores que influenciam a personalidade
4. Influência da hereditariedade
5. Influência do meio social
6. Influência das experiências pessoais
7. A teoria da personalidade
8. Influencia do meio e da cultura
9. Conclusão
10. Bibliografia
Introdução
O presente trabalho falar-nos-á sobre a pessoa e a cultura sendo o tema geral, e dentro tema desta destacará um subtema muito pertinente que tenho a certeza que irá despertar o interesse de todos nós trata-se da estruturação da personalidade: influencia do meio e da cultura.
Para estarmos actualizados no subtema é necessário desvendarmos o conceito de pessoa e de cultura.
A palavra deriva do grego prosopon que mais tarde os latinos denominaram de persona que significava mascara usadas no teatro pelos atores.
Segundo o filósofo cristão Severino Beócio (480-524) definiu que pessoa é uma substancia de natureza racional individual.
Ex: o que torna pessoa não são os pés, altura, a cor da pele, a forma do crânio e o seu tamanho, nem a posição social e a riqueza porque não constituem a essência de pessoa, o que nos torna pessoa é a maneira de pensar e de agir.
Ser pessoa significa para o homem ao longo da vida não deixar de ser ele mesmo apesar das inevitáveis transformações.
Segundo Edurd Tylor antropólogo define a cultura como conjunto de complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costume e varias outras aptidões adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
O homem ao contrario dos outros animais que seguem modelo de comportamentos fixos, institivos e inatos, devem fazer-se, cultivar-se, porque grande parte dos modelos de comportamentos adquiriu-os no arco de toda vida.
Estruturação da personalidade
Carl Jung diz-nos “Uma personalidade é um todo vivo e individual, único e autómato, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica de