livro uma nova introdução a psicologia moderna
Segundo o livro, a elaboração de uma psicologia cientifica é um processo muito complicado, pois a mesma começou muito dependente de outras ciências e apoiando-se nelas para se desenvolver e se espalhar.
Para ocorrer o surgimento da psicologia, existiram algumas condições culturais como a experiência da subjetividade privatizada, onde o homem sente que as suas sensações são únicas e próprias. Contudo, desde o começo o homem busca conquistar o seu espaço na sociedade, mas no entanto, essa questão se torna ilusória, pois sempre estamos influenciados pelo sistema que está em atividade.
Observamos a complexidade da história da Psicologia, pois possui um abrangente histórico desde as suas primeiras abordagens, no qual, conseguimos ter conhecimento através dos relatos históricos de vários períodos que influenciaram e marcaram essa história. Movimentos como o Iluminismo, o Romantismo, estudioso como Decartes, filósofos como Kant, Hume e Francis Bacon foram contribuintes essenciais para a Psicologia Moderna.
Vários projetos de psicologia como ciência independente possuem grande importância para a construção dessa nova Psicologia, dentre eles vale ressaltar as obras de Wundt e seu seguidor Titchener, a psicologia funcional, o comportamentalismo, a psicologia da Gestalt, Skinner, e também a da psicologia cognitiva de Piaget e Froid que vão do ser biológico ao ser moral.
Enfim, hoje a Psicologia atual se mostra muito mais complexa e diversificada, contendo traços de outras disciplinas, porém muito mais aprofundada e desenvolvida, o que a leva estar inserida em um ambiente social muito mais forte. A Psicologia é uma ciência reconhecida como profissão e nos profissionais desta área podemos atuar em diversos ramos, contribuindo para a análise do comportamento humano e a recuperação da saúde mental do ponto de vista psicológico.