Livro - Teoria do conhecimento
Introdução – 7
Capítulo 1
Concepções e formas de conhecimento - 9
Capítulo 2
Ciência, Tecnologia e Arte - 25
Capítulo 3
As raízes da Teoria do Conhecimento - 43
Capítulo 4
Questões do conhecimento no pensamento moderno e contemporâneo - 61
Capítulo 5
Ética na produção e socialização do conhecimento – 85
Considerações Finais - 97
Referências - 99
Sobre os Professores Conteudistas - 103
Página 7
Introdução
Somos modernos, buscamos mais do que viver, compreender a vida e tudo que nos rodeia, instiga e desafia. No dizer de Nietzsche, “o conhecimento em nós, transmudou-se em paixão, que não se intimida diante de nenhum sacrifício e no fundo nada teme; a não ser a sua própria extinção.” (NIETZSCHE, F. W. Obras incompletas. 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 139 (Os pensadores).
A sociedade em que vivemos é frequentemente caracterizada como sociedade do conhecimento. Conhecimento é mais do que ter informações e dados sobre determinado tema ou assunto. Conhecimento implica saber quais informações e dados são relevantes e em que situações usá-los. Conhecimento é sabedoria de vida. Esta perspectiva filosófica está na base de todo esforço humano por compreender as coisas e o mundo e atribuir-lhes sentido.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai refletir sobre o conceito de conhecimento, suas formas, caminhos e possibilidades. Ele será apresentado como uma produção histórica e cultural. Uma reflexão filosófica e prática (isto é o sentido lato de “teoria”) sobre as raízes, desenvolvimento histórico e atualidade do conhecimento. Você ainda irá desenvolver as habilidades que lhe são inerentes: refletir criticamente, saber julgar e detectar contradições e incoerências na realidade e discursos, elaborar conclusões, saber argumentar em favor delas e demonstrá-las. Tudo isto, sempre atento/a às responsabilidades e exigências éticas da produção e socialização do conhecimento.
Por fim, cabe ressaltar a importância desta Unidade de