livro pedro demo
Como se sabe,um dos objetivos da educação é desenvolver o ouvir, o falar, o ler e o escrever, ou seja, é formar a competência. O responsável pela educação dos alunos é o professor e como Pedro Demo afirma, para o professor, não basta ser um profissional da pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa, que torne a pesquisa uma constante na sala de aula, de modo que o aluno deixe de ser objeto, aquele que não age,mas apenas ouve e recebe o conhecimento por osmose e passe a ser sujeito, aquele que busca o conhecimento.
À medida que o aluno se torna um sujeito ativo,ele passa a questionar o conhecimento e a realidade para saber o porquê das coisas,além de adquirir a independência crítica.Logo,este questionamento serve para renovar o conhecimento. Daí denominado ‘’questionamento reconstrutivo’’. O questionamento reconstrutivo é o cerne da pesquisa, que por sua vez é o cerne da educação. Pesquisa é a emancipação do aluno à medida que ele questiona a realidade.
O autor também compara educação e pesquisa,afirmando que ambas lutam contra a ignorância. ’’A pesquisa busca o conhecimento e a educação busca a consciência crítica. Ambas valorizam o questionamento. ’’A pesquisa se alimenta da dúvida,de hipóteses alternativas e superação de paradigmas; ela persegue o conhecimento novo.
A crítica feita consiste no fato de que muitas pessoas veem o professor como instrutor, e se for realmente só este o papel do professor,qualquer um pode ser professor. Precisa-se de professores pesquisadores, não considerando aqui pesquisa como a que é feita por mestres e doutores, mas como uma atividade cotidiana e cujo papel na escola é transformar o aluno objeto m aluno sujeito. Ele afirma que o aluno pesquisador