Livro ninguem me entende nessa casa
1. Em “Crônicas e títulos”, o autor explica as características do gênero textual – crônica - e comenta onde os cronistas buscam inspiração para escrever. A partir desse texto, explique o processo de elaboração de uma crônica.
2. Releia a crônica “Afogando em letras”, em que o autor fala sobre a importância de ler para os filhos, e comente as opiniões do escritor.
3. Nas crônicas destacadas a seguir, qual a recordação mais marcante descrita pelo autor?
a) “Memórias de um fusca”
b) “Jogo de Viagem”
c) “Slides”
4. Em algumas de suas crônicas, Leo cunha critica o consumismo e as propagandas que supervalorizam determinados produtos, visando convencer os consumidores a adquiri-los ou a usá-los. Comente as colocações feitas pelo autor a respeito dessa temática na crônica “As aflições de um pai intelectual”.
5. Escreva qual dos personagens fez estas perguntas, declarações ou comentários e como isto aconteceu.
a) – Ah, eu tinha que estar filmando isso.
b) – Vamos dar uma olhada no livro?
c) – Iguana! Que bacana...
d) – [...] Como é que eu ganhei o primeiro prêmio, se nunca comprei bilhete nenhum?
e) – [...] Amanhã vou contar pra todo mundo na escola.
6. Leo Cunha descreve um espaço de diversão que é muito diferente do que conhecemos hoje. Qual o acontecimento principal descrito nesse ambiente?
7. As crônicas de Leo Cunha falam de casos bem divertidos, com muito humor e ironia. Mas ele também faz críticas e propõe muitas reflexões sobre temas que preocupam toda a sociedade, como o vício do fumo entre adolescentes, a importância da doação de órgãos, o trânsito caótico das grandes cidades, o consumismo etc. Escolha um desses temas e apresente seus comentários e opiniões, como se você estivesse conversando com o escritor.
8. Depois de conhecer o “ofício” de um cronista, você também pode produzir relatos divertidos de histórias do cotidiano. Pesquise em jornais reportagens interessantes ou escute fatos