Livro galera em movimento - psicologia comunitária
Aluno: Gabriel Mendes Formação em Psicologia
Disciplina: Psicologia Comunitária Data: 12/06/2012
DIÁLOGO ENTRE O LIVRO “GALERA EM MOVIMENTO” E A FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Galera em Movimento é uma pequena amostra do que os jovens deste país podem e estão fazendo. Nas histórias do livro foram contempladas diferentes realidades socioeconômicas, locais e culturais, a fim de construir uma ampla identificação.
A obra narra a história de 11 crianças e adolescentes e conta, na voz dos próprios personagens, suas experiências como protagonistas em movimentos sociais inseridos na realidade em que vivem trabalhando com os mais variados temas. Os jovens retratados no livro, apesar de serem diferentes no vestir, no falar, no andar, são semelhantes no pensar, no refletir e no agir.
O livro trata como devemos lidar com as desigualdades sociais em seus mais íntimos aspectos. O sofrimento é a dor mediada pelas injustiças sociais, e a vergonha e a culpa nada mais são do que sentimentos morais generativos e ideologizantes com a função de manter a ordem social excludente.
O sofrimento ético-político abrange as múltiplas afecções do corpo e da alma que mutilam a vida de diferentes formas. Captar e disseminar a expressão dos jovens, concretizando suas potencialidades e permitindo que eles contribuam para a problematização de seu cotidiano e a valorização de formas de expressão tipicamente juvenis, tais como o rap e o grafite, colabora para que, tanto os eles quanto o resto da sociedade, reconheçam esses atores como capazes de contribuir e construir soluções pacíficas para os conflitos sociais que causam este sofrimento.
Percebe-se que os jovens estão articulados politicamente e não estão alheios aos interesses sociais, psicológicos, econômicos e educacionais sobre assuntos voltados para seus interesses. Semelhantemente, a psicologia social e comunitária, que como disciplina modificadora do espaço