LIVRO DIVAS PROJETO CASAMENTO PTE 2-2
CONTINUAÇÃO PARTE 2-2
Abraão Dahis
O MODELO DIVAS®
METODOLOGIA PARA AUTO-GESTÃO DE PROJETOS PESSOAIS
Rio de Janeiro
Setembro, 2010 i 2
Figura 31 – Modelo de Plano de Ação
Fonte: Modelo criado pelo autor
1. Fase 3 – VERIFICAÇÃO
O terceiro estágio do Modelo DIVAS®, VERIFICAÇÃO, serve para além do que a própria denominação da fase diz, “verificar” se o projeto foi bem planejado, também monitorar e controlar o trabalho do projeto como um todo, verificando seu andamento e desempenho durante, não só na fase de execução, como também, na fase de SATISFAÇÃO, que veremos adiante.
Ainda em VERIFICAÇÃO, temos que atentar para o “Controle de Mudanças”, que visa coordenar as mudanças que sempre ocorrem, por diversas razões, através do projeto inteiro. Tal controle é fundamental para que suas metas e objetivo sejam flexibilizados a um ponto de equilíbrio entre a executabilidade e a não perda do foco inicial.
3
9.1 Processo CONTROLAR TESTES
Na maioria dos projetos, o controle de processos tem merecido atenção especial dos gerentes de projetos, devido não só às somas de dinheiro investidas mas, principalmente à necessidade de se buscar o sucesso com controle máximo da situação.
Figura 32 – Modelo T.O.T.S.
Fonte: Modelo criado pelo autor
O Modelo T.O.T.S. (figura 32) significa “Testar – Operar – Testar – Sair” e, dita o padrão básico da estratégia em se verificar o alcance de sua meta.
“Teste, Aja, Teste, ok?, pode ir em frente”. Todo o trabalho científico necessita ser testado. Na indústria, podemos obter vários exemplos de produtos que obrigatoriamente precisam ser exaustivamente testados antes de serem aprovados à linha de produção e consequentemente ao público cosumidor.
Quantos aparelhos eletrodomésticos, ferramentas, alimentos genéticamente modificados, produtos para crianças, etc, são testados sob modelos diversos?
Sem
“Testar-Operar-Testar(novamente)-Operar(novamente)-Testar-Sair”
(e
quantas vezes