Livro de rute
Introdução ao Antigo Testamento
Professora Aline
Fichamento do livro de Rute
Por: Simone Moraes
Segundo Ano
Noite.
Fichamento:
O livro de Rute expõe a narrativa da força moral de seus personagens e seu enredo se resolve pacificamente.
A introdução (Rt 1.1) do livro o situa na época de Juízes, contudo o livro nada diz sobre a data de sua composição nem sobre quem o escreveu.
Mais do que uma questão de data, a providência de Deus resulta no nascimento de Obede que foi avô de Davi. A genealogia que traça essa conecção se inicia com Perez (Gn 38.27-30), o filho de Judá e Tamar.
Rute mostra a figura de uma moabita dedicada, cujo o amor sacrificial resgata uma família israelita do esquecimento e a conduz à glória da realeza de Davi.
O Talmude identifica Samuel como sendo o autor, mas ele viveu muito antes. Tischler (1993) propõe que o escritor seja uma mulher, pois o livro mostra sinais de haver sido escrito com preocupações femininas em mente.
O livro tem um propósito político: obter a aceitação popular do governo de Davi através do apelo à continuada orientação de Javé nas vidas dos antepassados de Israel e de Davi.
A genealogia de Mateus lembra ao leitor que Rute foi avó de Davi, mostrando então a linha de descendência que leva a Jesus.
Rossow (1991) ainda chama a atenção para o paralelo entre Boaz como resgatador e Jesus Cristo. Ambos se sacrificam voluntariamente para resgatar os