LIVRO DE PANO (DIVERSIDADE DE CONTEXTO)
INTRODUÇÃO: O LIVRO DE PANO é um método utilizado, para desenvolver o prazer pela leitura, de uma forma lúdica, para incentivar o pensamento criativo, a imaginação e a criação de sua própria história com cenários figurativos, proporcionando o prazer da leitura, permitindo uma interação entre crianças, jovens, idosos e deficientes visuais, trabalhado o resgate de valores e habilidades e também a inclusão do deficiente visual ao munda da leitura. Este método e desenvolvido em sala de aula com crianças e em projetos que trabalhem com jovens, idosos e deficiente visuais. O, quando e confeccionado para o deficiente visual e todo trabalhado em relevo, livro para ler com as mãos, utilizando a forma em braile, que é um sistema de leitura com o tato, proporcionando ao deficiente a leitura de suas páginas. Quando é confeccionado pelos jovens e idosos, proporciona experiências marcantes em suas vidas, momentos de reflexão que expressões através da arte, o passado, o presente, uma cena de violência ou simplesmente um sonho, um desejo. Há vários tipos de livros de pano, livro para ler com os pés, um livro tapete que proporciona sensações táteis, livros em alto relevo e em forma de dobradura móvel dando a sensação de mobilidade e de existência própria, livro de papelão e caixas de pizzas, tem aparência e resistência da madeira. O objetivo do trabalho foi mostrar o livro de pano como uma das estratégias que podem ser utilizadas pelo assistente social ao trabalhar com a população.
METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi a revisão da literatura e a pesquisa documental a partir de livros, sites acadêmicos que tratam do assunto na área pedagógica e do serviço social, além de outros.
RESULTADOS: Como resultados da revisão da literatura pode-se dizer que o livro de pano ou brinquedo-livro-de-pano, adota um caminho pedagógico com uma metodologia participativa, lúdica, na qual as páginas do