LIVRO DE MATEUS
RESUMO DO LIVRO DE MATEUS
CAPITULOS 1 E 2 : A genealogia pretende mostrar Jesus como o herdeiro das promessas feitas a Abraão e a David. No Antigo Testamento, Deus prometeu a Abraão inúmeras bênçãos, uma terra e uma descendência sem número, e a David um trono perpétuo. Mateus coloca esta genealogia no início do livro para relacionar todas aquelas promessas com a pessoa de Jesus. Ele é Aquele de quem já se falou no tempo dos Patriarcas e dos Profetas.
A primeira passagem relata os receios de José, perante a gravidez de Maria, com uma clara referência à profecia de Isaías. José é descendente de David e na sua família nascerá um filho de uma virgem. Portanto, Jesus é o Emanuel de quem falou o profeta. José, ainda que não sendo o seu pai, deverá recebê-lo na família, ponde-lhe o nome, e com isso, ficará ligado à família de David.
A segunda passagem narra a visita dos Magos, para fazer ver que tanto os pagãos como os judeus chegam a conhecer Jesus. Os pagãos são advertidos do nascimento de Jesus por uma estrela, enquanto que os judeus, sabem-no lendo as Escrituras. Isto fica artisticamente representado na passagem que se desenvolve frente a Herodes, com os Magos de um lado e os sacerdotes do outro: cada um deles tem o seu argumento, mas todos coincidem em Jesus. O rei, por sua vez, ordena a morte do Menino.
A parte em que os magos vêm visitar Jesus com presentes, pode-se associar com o relato da visita da Rainha de Sabá a Salomão a Rainha de Sabá veio com uma quantidade de presentes a Jerusalém porque ouviu falar da sabedoria de Salomão. Também Isaías falou de pagãos que viriam do Oriente com presentes de ouro e incenso para cantar louvores a Deus. No Evangelho mostra-se estes magos do Oriente, considerados sábios no seu próprio meio, que chegam com presentes e prostram-se diante de Jesus.
A terceira passagem fala da matança dos inocentes. Recorda os relatos a matança dos meninos israelitas e a salvação de Moisés, que por