Livro De Fundamentos De Administra O
Unidade IV
7 A ORGANIZAÇÃO – PARTE 2
7.1 Componentes da estrutura – sistema de autoridade
O sistema de autoridade resulta na distribuição do poder na estrutura organizacional. Nele são abordadas questões sobre:
• Amplitude administrativa e níveis hierárquicos.
• Delegação de poderes.
• Descentralização/centralização.
Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal.
(JUCIUS; SCHELENDER,1968).
A autoridade formal representa o poder instituído por regras e normas organizacionais, ou delegado pelo superior hierárquico imediato. O poder formal não é questionável pelo subordinado. Ao ser empossado em um cargo de chefia, o colaborador adquire automaticamente todo o poder e prerrogativas deste posto.
Para diferenciar, destaca‐se que a autoridade informal é uma espécie de
“autoridade atribuída pelo grupo social” que é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status dentro do grupo. A autoridade informal serve para representar os valores e anseios dos grupos sociais existentes, independente da aceitação por parte dos líderes formais dos mais diferentes níveis hierárquicos.
A. Amplitude de controle
Ao descer na escala de níveis hierárquicos, do mais alto para o mais baixo, a amplitude de autoridade vai diminuindo até chegar ao ponto de “zero autoridade”.
Amplitude de controle, amplitude administrativa ou amplitude de supervisão representa a quantidade de subordinados aos quais um superior consegue atribuir atividades, coordenar e controlar pessoalmente, de forma eficiente e eficaz.
105
106
Unidade IV
Ao