livro dançando na escola
QUAL SERIA A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA O APRENDIZADO DA DANÇA?
A dança atualmente nas escolas é vista como um modo de aliviar o stress, conter a agressividade e acalmar os alunos. A escola tem o papel de instrumentalizar e construir conhecimentos por meio da dança com seus alunos para uma melhor formação do ser social. O fazer - sentir dança enquanto arte permite uma percepção, discriminação e crítica da dança diferente conosco mesmos e com o mundo. Esse trabalho também envolve sentimentos, emoções e sensibilidades. O corpo que dança e o corpo na dança se tornam fonte de conhecimento transformador. Entretanto essa pratica não é adotada por instituições escolares e por docentes, sendo assim pouco trabalhada no contexto escolar. Quanto eventualmente é trabalhado este conhecimento, é com finalidade de apresentações em dias comemorativos na escola.
A dança é uma das maiores formas de manifestação e expressão do movimento humano. Quando falamos no sentido educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. Pode ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores estabelecidos, padrões repetitivos e modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos sexuais, que aparecem repetidamente em programas de TV. Quando isso é levado para dentro da escola, os professores encontram certa dificuldade em está mostrando aos alunos o real valor da dança para a sociedade. Por meio da dança os professores podem trabalhar vários conteúdos e observar a diferença entre gêneros, domínio corporal e a ritmicidade, diversidade cultural e os variados estilos. E aqueles que ainda não dominam a dança, e apresentam dificuldade em realizar certos movimentos também podem ser iniciados na prática, cabendo ao professor dividir as turmas de acordo com o nível de habilidade dos alunos.
O importante é não temer a dança, pois ela trabalha valências ecléticas e fundamentais ao desenvolvimento humano, como o