Livro Caixa
LIVRO CAIXA
O livro-caixa serve como documento fiscal para o microempresário e pequeno empresário
De acordo com o Artigo 3º da Resolução CGSN nº 10, de 28 de junho de 2007, as ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas, de Livro-Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária.
Assim sendo, o livro-caixa é o documento formal da ME(microempresa) ou EPP (empresa de pequeno porte), que serve tanto para que o microempresário, ou pequeno empresário realize os lançamentos financeiros relacionados a todas as entradas e saídas de recursos financeiros de sua empresa, ou do caixa da empresa, conseguindo controlar essa movimentação e poder tomar as decisões adequadas para que o gerenciamento dos recursos financeiros seja correto e produza os resultados esperados.
Além disso, o livro-caixa serve como documento fiscal para que o microempresário, ou o pequeno empresário, possa demonstrar essas movimentações ao governo.
Abaixo temos alguns modelos e exemplos de Livro-Caixa:
Demonstrações contábeis obrigatórias, regime das publicações legais e divulgação das demonstrações contábeis
As demonstrações contábeis, de acordo com o Artigo 7º da IBRACON NPC nº 27 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, “são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data”.
As demonstrações contábeis têm por objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, além de demonstrar os resultados financeiros de determinada empresa, onde estas informações serão utilizadas para a tomada de decisões. Para que os seus objetivos sejam atingidos, as demonstrações contábeis necessitam mostrar as informações sobre os seguintes aspectos das empresas:
• Ativos;
• Passivos;
• Patrimônio líquido;
• Receitas, despesas, ganhos e perdas;
•