livro cagado velho
Pouco tempo depois, inicia-se uma guerra civil, que acaba por trazer miséria à aldeia onde Ulume morava. Desesperado, ele e sua família desejam se mudar para um local afastado (Vale da Paz) acreditando que os soldados não chegarão lá e que o sofrimento não os iria atingir . Nesse contexto, seus dois filhos tomam partidos em lados opostos na guerra, virando combatentes e inimigos e vão-se embora lutando de lados diferentes, um contra o outro.
Ulume acaba por conhecer Munazaki, uma jovem por quem se atrai. Após se apaixonar por ela a pede em casamento. Munakazi a principio não aceita o pedido mas depois vê Ulume muito triste e acaba por aceitar o pedido .
Certo dia Luzolo (um dos filhos o de Ulume que tinha partido para a guerra) retorna para casa, sem armas, anunciando o fim da guerra. Ao saber disso Ulume fica feliz e procura Kanda esperando reunir a família, porém, o filho mais novo acredita na continuidade da guerra e se mantém em seu posto.
Certo dia Munazaki acaba por desaparecer sem dar informações e quando regressa depois de admite que fugiu em busca de Kanda para reunir a família e trazer a alegria de volta, mas a mesma adimite que tinha se enganado no caminho e acabou por ser violentada e feita de escrava.
Ela pede perdão a Ulume e o mesmo fica dividido em aceitar e ser desprezado pelos amigos e pelos filhos e ser dado como fraco. Então, a fim de solucionar o problema ele procura o cágado e o cágado levanta e baixa a cabeça três vezes num sinal de afirmação .
O nosso tema é a literatura como modo de intervenção na sociedade e no meu livro é claramente