Livro 5
'O Brasil vive hoje uma verdadeira revolução no mercado de capitais. Nesse contexto, não poderia vir em melhor hora a publicação em português do clássico livro de Benjamin Graham, (O Investidor Inteligente) Graham foi o principal formulador, junto com David Dodd, de uma disciplina lógica e rigorosa de investimento em ações e títulos'. Neste livro, um best-seller com mais de um milhão de cópias vendidas, o autor Benjamin nos mostra que todo o investigador inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento do mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo
Graham descreve o propósito do livro aqui, salientando que o objetivo é muito mais de caráter estratégico do que tático. A ênfase está nos princípios da análise individual de ações. “Nosso objetivo principal será guiar o leitor para evitar que ele caia em áreas aonde é possível cometer grandes erros e, também, desenvolver políticas para que ele se sinta confortável”. Ele é claro quanto as suas intenções “…nosso livro não é destinado a especuladores …” Ele adverte contra o investimento em lançamentos, “Boas perspectivas no crescimento de negócios não se traduzem necessariamente em boas perspectivas de lucro para os investidores.” O conceito de margem de segurança é introduzido aqui.
O prefácio deste livro foi escrito por Warren Buffet, nele ele escreve, “Ele influenciou a minha vida mais que qualquer outro homem, além do meu pai” É claro que ele está falando de Benjamin Graham, seu professor na Universidade de Columbia, mentor na Graham and Newman e amigo de várias décadas. Buffett pede para lermos atentamente os capítulos 8 e 20, que tratam, respectivamente, sobre as flutuações do Mercado e o conceito de “margem de segurança”.