Livre arbitrio
• Todos pensamos que temos livre-arbítrio. Mas será o ser humano efetivamente livre no seu querer e agir?
• A nossa crença na liberdade da vontade e na moralidade parecem entrar em conflito com um facto científico bastante razoável conhecido como determinismo: todo o acontecimento tem uma causa.
DETERMINISMO
Doutrina frequentemente associada a uma visão mecanicista do mundo, segundo a qual todos os acontecimentos do universo, incluindo as próprias realizações humanas, estão submetidos a leis de caráter causal. Todos os eventos, sem exceção, são efeitos: eventos causados por eventos anteriores.
Levado ao extremo, o determinismo parece contradizer a nossa crença na liberdade e na responsabilidade humana. Causa
Efeito
LIBERDADE DA VONTADE
Possibilidade de fazer A
Implica:
• cursos alternativos;
• controlo sobre o próprio comportamento. Possibilidade de evitar fazer
A
Possibilidade de agir na ausência de coerções ou constrangimentos (internos ou externos) no momento de escolher fazer A ou evitar escolher ou fazer A.
Respostas ao problema do livre-arbítrio
Determinismo radical
Fazemos parte de uma rede causal que, sendo dadas as mesmas condições, deixa em aberto um único futuro possível. Todo o nosso comportamento é constrangido e previsível.
Respostas ao problema do livre-arbítrio
Libertismo
As pessoas são especiais. Os seres humanos possuem alma e esta transcende as leis da natureza. Não estamos sujeitos às leis da natureza que regem outros sistemas físicos. O nosso comportamento não é constrangido. Respostas ao problema do livre-arbítrio
Determinismo moderado
Todo o universo obedece a leis mas, apesar disso, algumas ações são livres. Afirmar a liberdade da vontade não significa negar o determinismo e a causalidade. Alguns comportamentos são livres porque mesmo sendo causados não são constrangidos.
Respostas ao problema do livre-arbítrio
Determinismo
radical
O
determinismo é verdadeiro.
O livrearbítrio é uma ilusão.
O