LIVRARIAS
A sociedade passa por diversas modificações ao longo dos anos. O conjunto das condições histórica, econômica e social determinam os valores que essa sociedade preza e os hábitos que ela adota. As pessoas causam e sofrem influências o tempo todo em relação ao meio no qual elas vivem. Nos últimos anos, por exemplo, o número de livros lidos anualmente no Brasil tem aumentado significativamente. Esse comportamento reflete diretamente no setor comercial, incentivando o investimento em livrarias por todo o país. No entanto, elas são mais que meras lojas que vendem livros, pois para conquistar os clientes, cada vez mais exigentes, muitas são as modificações realizadas a fim de deixá-los satisfeitos e torná-los fregueses fiéis.
Serviços Diferenciados
O doutor Eduardo Yasuda, diretor das livrarias Melhoramentos, acredita que a possibilidade de conquistar clientes e elevar as vendas é infinitamente maior quando o estabelecimento oferece um serviço diferenciado aos seus frequentadores. É muito comum, hoje em dia, livrarias nas quais os livros são apenas parte da composição do ambiente. Sofás, cadeiras, mesas, computadores com acesso à internet, artigos de papelaria, café e lanche permitem que os clientes permaneçam nas dependências da loja, confortavelmente, folheando os livros de seu interesse, sem qualquer tipo de pressão para que finalize sua compra.
Eduardo Yasuda garante que esse ambiente descontraído e agradável atrai pessoas de todas as idades, pois o local deixa de ser apenas uma loja para ser opção de lazer com amigos e familiares. Ele explica que o serviço diferenciado pode ser oferecido em qualquer tipo de livraria, até mesmo em sebos, onde a mercadoria é basicamente composta de livros usados. Yasuda afirma que o livreiro interessado em abrir um empreendimento apenas para vender livros está fadado ao fracasso. Vale citar que as estratégias utilizadas pelo proprietário para conquistar a clientela devem sempre