Literatura
O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e idéias modernistas. na segunda fase A literatura quase sempre privilegia o romance quando quer retratar a realidade, analisando ou denunciando-a.
2- Quais as idéias modernistas antes de 1922?
O movimento modernista foi o responsável pelo primeiro contato do país com as revoluções estéticas das vanguardas européias que surgiam no início do século XX.
Dele participaram Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Paulo Prado, Guilherme de Almeida, Álvaro Moreyra, Menotti del Picchia, Di Cavalcanti, Ribeiro Couto, Ronald de Carvalho, Renato de Almeida, Villa Lobos, Sérgio Milliet, Manuel Bandeira (participante não-presente), entre outros.
A Semana da Arte Moderna constituiu-se no acontecimento que se fez ponta-de-lança das idéias modernistas, que abrangiam todos os campos artísticos, desde a música e a literatura até as artes plásticas.
Foi a origem do primeiro momento do modernismo no Brasil, em que era necessário o choque de idéias, já que no país, ainda não posto em contato com as revoluções realizadas pelas vanguardas estéticas européias, cultuavam-se os poetas parnasianos como símbolos máximos da cultura literária nacional.
3- Quais os grupos e tendencias da primeira fase modernista?explique cada uma delas
Várias obras, grupos, movimentos, revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro, numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão.
Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das idéias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
Esses