Literatura
1. Ao reproduzir a casa em que passou a infância, Bentinho busca reviver, na velhice, os sentimentos da juventude. Indique a frase do texto que justifica essa afirmação. Resposta: “O meu fim evidentemente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência.”
2. A definição de melancolia é imprecisa, porém há um consenso, desde os estudiosos antigos, quanto a algumas de suas características: vazio interior, sensação de profundo desânimo em relação à vida, em reação à possível perda de um objeto que, a partir de Freud, passa a ser identificado como sendo, talvez, o próprio eu: a falta de noção de si mesmo. Por que se pode afirmar que Bentinho é melancólico? Explique com elementos do texto. Resposta: Porque ele parece reunir algumas características da melancolia: # vazio interior : a vida interior é “pacata” , enquanto a exterior é “ruidosa” ; # sensação de profundo desânimo em relação à vida: “... como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também”. # falta de noção de si mesmo: “... falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo”.
3. Mesmo com a reconstrução da casa, o narrador não consegue restaurar seu eu, nem recompor os fatos. Por isso decide escrever um livro evocando as lembranças. De que maneira se pode relacionar o eu procurado pelo narrador com a composição do livro? Resposta: Para atingir seu objetivo – reviver o passado - , o narrador confia na redação do livro. Assim, o êxito em recuperar o passado depende do êxito na composição da obra.Nesse sentido, escrever equivale a reviver. Por isso, só ao final da obra ele saberá se o objetivo foi atingido. No caso, ele conclui que não atingiu porque não se recupera tempo perdido.
4. Pode-se confiar na verdade dos fatos narrador, quando se trata de um narrador-personagem? Resposta: Não, pois, com o foco narrativo em primeira pessoa, a percepção dos fatos é parcial, o narrador condiciona toda a narrativa à sua visão dos