literatura
ICAS
CONTOS AMAZÔNICOS: O REBELDE
A obra Contos amazônicos (1893), último livro de Inglês de Sousa, pertence assim como os outros ao Naturalismo. E é nesta produção que está inserida o conto
‘‘O Rebelde’’.
Uma obra Naturalista exibe um cenário mais fiél a realidade, sem perfeição tal como no Romantismo.Tudo é descrito como é, e não como deveria ser. O cientificismo e o determinismo se completam dentro do Naturalismo.
Pode-se dizer assim que o escritor naturalista observa o homem por meio do método científico, de forma impessoal e objetiva, como se a vida e as coisas que o cercam fossem o seu objeto de estudo. Não importa, nesse sentido cientificista, a opinião sobre os fatos, mas os fatos em si mesmos, analisados com distanciamento.
A linguagem era simples, porém as descrições eram bastante minuciosas:
[...] Uma centena de pessoas, homens, mulheres e crianças, caboclos na maior parte, negros e mulatos muito poucos, desembarcavam desordenada e ruidosamente.
Os homens vestiam calças e camisas de algodão tinto em murixi vermelho, cobriam-se com grande chapéu de palha, com topes de duas cores, vermelha e negra, em forma de cruz. No peito da camisa tinham distintivo igual, e à cintura traziam um horroroso troféu de orelhas humanas, enfiadas em um embira, em ostentação de perversidade e valentia.
Uma das características é a hereditariedade e o meio social, o homem está à mercê de forças que nem consegue controlar: “[...] sempre
Não
posso explicar uma tal desconfiança, mas minha mãe, principalmente, não se soubera despir de antigos preconceitos, nem podia olhar com segurança para o mulato.”
O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais
“(zoomorfização):
Homens e mulheres [...] tinham fisionomia bestial e feroz e vinham armados de espingardas, terçados, chuços e