literatura
O que é Literatura Infanto-Juvenil e sua função.
Após realização da pesquisa de campo. proposta nesta etapa, e a execução de leituras dos capítulos 1,2 e 3 do livro texto, observei que a Literatura Infanto-Juvenil desempenha os mais diversos “papeis” sociais, que vão do lingüísticos ao psicológico, do interacional ao pedagógico, tornando-se, neste sentido, instrumental indispensável ao processo de desenvolvimento do pensamento reflexivo de aquisição da cidadania plena, de aprofundamento de conceitos abstratos etc.
Percebemos que, as funções da literatura infantil são, portanto, amplas. O modo mais comum de aprender os seus objetivos se faz tratando de duas finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair.
Das três a mais importante é a terceira. Deve ser a primeira preocupação do escritor, porque o interesse pelo livro existirá a partir dela. O prazer deve envolver as idéias e os ideais que queremos transmitir á criança. Se não houver a arte, que traz o prazer, a obra não será literária, e sim didática. É impressionante como o prazer pela leitura traz automaticamente o interesse pela mesma, despertando na criança/jovem a curiosidade intelectual, e lhe proporcionando momentos agradáveis, o que já é uma grande conquista.
Outros objetivos da literatura Infanto-Juvenil englobados por certo na função educativa são o desenvolvimento da sensibilidade e do senso critico. A preocupação com esses aspectos deve existir sempre e desde cedo. Levar os alunos a julgar o que vêem, lêem e ouvem é um dos maiores benefícios que educador pode proporcionar a seus alunos.
É importante, ainda, a função de, na idade apropriada, trazer a criança, do mundo da fantasia e do sonho para a vida real, que a rodeia, promovendo assim a sensibilidade e o amadurecimento da criança e do jovem para as questões do mundo
Outra questão a ser ressaltada de depreender os conceitos pertinentes á Literatura Infanto-Juvenil é a necessidade de distinguir o texto literário do