literatura
A literatura como parte da personalidade humana.
A literatura nada mais é que a arte de escrever e ler bem, de forma poética e gramatical. Um texto literário se caracteriza pela emoção que proporciona ao leitor, utilizando da beleza das palavras, bem como do seu sentido metafórico.
Há em nossa sociedade muitas controvérsias a respeito da literatura, seja no seu conceito, natureza ou função na vida do homem. A evolução cultural humana nos remete a refletir sobre tais controvérsias, que se mostram em diferentes aspectos dependendo da época discutida. Podemos encontrar vários conceitos de literatura, dentre elas está do crítico literário Antonio Cândido que iguala a literatura com a arte, sendo uma combinação da realidade com o ilusório, obedecendo a certa ordem de coisas, sentimentos, pessoas e seres em geral. A literatura exerce papel importante para as pessoas, pois permitem formar conceitos, idéias, reflexões a respeito da realidade e, portanto, interferindo na formação humana significativamente como nos aspectos moral, psicológico e intelectual. Vejamos o que nos apresenta Bordini (1988):
Todos os livros favorecem a descoberta dos sentidos, mas são os literários que o fazem de modo mais abrangente. Enquanto os textos informativos atêm-se aos fatos particulares, a literatura dá conta da totalidade do real, pois, representando o particular, logra atingir uma significação mais ampla (...) A linguagem literária extrai dos processos históricos-político-sociais nela representados uma visão típica da existência humana. (p.13-14). Dessa forma, constatamos que a literatura dá a condição de humanização, de se identificar com a escrita de outro, que transforma nossos conceitos e