Literatura
Iria iniciar a aula destacando o perfil do autor, em relação sua vida, suas obras, suas conquistas, a ajuda que ele deu para a literatura brasileira e principalmente para o Simbolismo. A intenção de falar sobre o autor primeiro, é para os alunos entenderem melhor o tipo de autor que ele é. Em seguida, iria introduzi-los o poema, e passar algumas atividades para serem feitas. Como os poemas sempre são de uma linguagem mais complexa iria deixa-los trabalhar em duplas, pois teriam o colega (o) para trocar ideias.
Atividades:
1- O poema se trata do quê? Observe a linguagem usada pelo autor.
2- Retire alguns substantivos e adjetivos dos versos que nos mostre um sentido sombrio e de mistério no poema.
3- Quais as características do poema que o marca Simbolista? Caso necessário pesquise sobre as características do Simbolismo.
.
SONHO BRANCO Cruz e Sousa
De linho e rosas brancas vais vestido, Sonho virgem que cantas no meu peito!... És do Luar o claro deus eleito, Das estrelas puríssimas nascido.
Por caminho aromal, enflorescido, Alvo, sereno, límpido, direito, Segues, radiante, no esplendor perfeito, No perfeito esplendor indefinido...
As aves sonorizam-te o caminho... E as vestes frescas, do mais puro linho E as rosas brancas dão-te um ar nevado...
No entanto, Ó Sonho branco de quermesse! Nessa alegria em que tu vais, parece Que vais infantilmente amortalhado!
AULA 08
quasepoema.zip.net
1) Você leu nas aulas 6 e 7 sobre a grande influência que os poetas franceses exerceram sobre os Simbolistas brasileiros e portugueses. Pesquise sobre Beaudelaire e seu famoso poema “As flores do mal” e sobre Mallarmé “Poesia e sugestão”. Elabore um pequeno texto