Literatura e a infliência para crianças e adolescentes
1558 palavras
7 páginas
A LITERARATURA INFANTO-JUVENIL COMOFERRAMENTA PARA INFLUÊNCIAR POSITIVAMENTE AFORMAÇÃO ÉTICA E MORAL DE CRIANÇAS EADOLESCENTES: leitura e diálogo reflexivo na escola.
1
Nome do (a) aluno (a)
RESUMO
Este artigo apresenta a literatura infanto-juvenil como instrumento do educador e da escola,capaz de influenciar positivamente crianças e adolescentes nos aspectos ético e moral atravésda leitura e da reflexão dialogada na escola. Aponta, ainda, baseado em embasamento teórico,diretrizes iniciais para professores conduzirem esse processo no contexto escolar.Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Educando. Ética. Escola.
ABSTRACT
This article presents the literature children and youth as an educator and the school, capable of positively influencing children and adolescents in matters ethical, moral behavior by readingand reflection dialogue in school. Points, although, based on theoretical basis, initialguidelines for teachers conduct this process in the school.Key words: children and juvenile literature. Educating. Ethics. School.
1 INTRODUÇÃO
Crianças e adolescentes do nosso tempo vivem em conflitos constantes com aprópria formação que recebem dos meios de comunicação de massa, de outros da sua idade,da família – muitas vezes desestruturada. Encontrar o caminho da coerência na formação decaráter e valores pode ser complexo quando se tem vários meios que disseminam os maisvariados conceitos de como viver consigo mesmo e em sociedade. Nesse debate, surge aliteratura infanto-juvenil, com obras de autores como, Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato,Maria Clara Machado, Hans Christian Andersen e muitos outros, que mediada pela escolaserve como uma forma de influenciar positivamente na formação do caráter, valores e moraldas crianças e adolescente, exatamente pelo fato de que a literatura infanto-juvenil tem comopúblico chave esses chamados leitores em formação, ou seja, o grupo que se encontra no finalda infância e início da adolescência; fase esta que