Literatura e a construção da modernidade e do moderno
Pesquisa: Evolução humana
INTRODUÇÃO
Através da realização deste trabalho pretendemos esclarecer como foi que afinal o homem evoluiu desde um primata ate ao Homo e um dos nossos objetivos será chegar a uma conclusão, mais ou menos esclarecedoras pra que vocês entendam um pouco mais sobre o assunto.
A Evolução Humana
A Evolução Humana é o nome dado ao processo de mudança e adaptação pelo qual os seres humanos se tornaram numa nova espécie.
Tendo em vista analisar detalhadamente como e que todas as alterações ocorreram o seu estudo diverge em diferentes áreas como a Psicologia Evolucionista, a Biologia Evolutiva, a Genética e a Antropologia Física.
O termo “humano” centraliza a evolução no gênero Homo, no entanto é impossível considerar este gênero isoladamente se não pensarmos, por exemplo, o Australopitecos.
A parir dos anos 60 com a teoria evolucionista Charles Darwin (1809 – 1882), vários cientistas tentaram procurar qual teria sido o elo entre o macaco e o homem.
Começaram por procurar o ancestral comum a todos os primatas, o Proconsul, que teria vivido á cerca de 17 a 20 M.A, no entanto estavam errados .
Hoje, os cientistas defendem que foi o Plesiadapis, que viveu há 58 -55 M.A que foi o mais antigo ancestral do Homem.
PLESIADAPIS
PROCONSUL
Quais as diferenças entre um Símio e um Hominídeo?
Inteligência superior
Linguagem articulada
Elaboração de conceitos abstratos
Fabrico e manuseio de instrumentos
Vida social complexa e com esforço cooperativo
Cérebro de grande capacidade
Caixa craniana maior que a face
Face vertical com arcada supraciliar reduzida, maxilar inferior pouco saliente e com dentes de tamanho regula Cabelo longo de crescimento contínuo e pelos corporais escassos
Mãos com polegares bem desenvolvidos e oponíveis, pernas 30% mais longas que os braços e mais fortes, dedo grande do pé não oponível
Corpo com camada de gordura subcutânea
Dentes em arcada arredondada, caninos