Literatura portuguesa e brasileira
Dom Dinis : Dom Dinis, o Rei Trovador, foi um rei importante para Portugal, nasceu em Lisboa, dia 9 de Outubro 1261 e morreu em Santarém a 7 de Janeiro de 1325, sua lírica foi de 139 cantigas, a maioria de amor, apresentando alto domínio técnico e lirismo, tendo renovado a cultura numa época em que ela estava em decadência em terras ibéricas. Foi aclamado em Lisboa em 1279, tendo subido ao trono com 17 anos, e governou por 46 anos. Após a sua morte, foi sucedido pelo seu filho legítimo, Afonso IV de Portugal, apesar da oposição do seu favorito, o filho natural Afonso Sanches.
-------------------------------------------------
Quer'eu em maneira de proençal
Quer'eu em maneira de proençal fazer agora un cantar d'amor, e querrei muit'i loar mia senhor a que prez nen fremusura non fal, nen bondade; e mais vos direi en: tanto a fez Deus comprida de ben que mais que todas las do mundo val.
Ca mia senhor quiso Deus fazer tal, quando a faz, que a fez sabedor de todo ben e de mui gran valor, e con todo est'é mui comunal ali u deve; er deu-lhi bon sen, e des i non lhi fez pouco de ben, quando non quis que lh'outra foss'igual.
Ca en mia senhor nunca Deus pôs mal, mais pôs i prez e beldad'e loor e falar mui ben, e riir melhor que outra molher; des i é leal muit', e por esto non sei oj'eu quen possa compridamente no seu ben falar, ca non á, tra-lo seu ben, al.
Paio Soares de Taveiros : Foi o autor da célebre Cantiga da