Literatura machado de assis
A história relata a vida de uma moça com sobre nome Moracas , onde no primeiro momento a mostra solteira porém conservada , aparentava uns quarenta e seis anos de idade , então chamada de Dona Maria ..
A maior parte da historia se passa em uma rua do Rio de Janeiro chamada Rocio , foi o lugar do primeiro encontro ente Moracas e André um advogado e politico , ela uma moça simples que não sabia ler e então pede ajuda a Andrade que passava no mesmo instante na rua , e pediu-lhe informações para encontrar um endereço . Durante á noite estava tendo apresentações de uma peça chamada ‘ A dama das Camélias ‘, onde se encontraram novamente e em quase duas semanas estavam se amando , a moça se desfez dos namorados , que no entanto não eram poucos .
Quando já estavam juntos Andrade a ensinou a ler , então Marocas teve consciência de que não saber ler era uma vergonha . Em um dia qualquer Andrade se ausenta e sai para a Gávea com sua família , onde conversa com um amigo que conta-lhe que viu Maracas juntando joias para pagar contas , esta noticia abalou Andrade que ficou quase que sem reação ao saber do fato, decidiu então que iria comprar uma casa na Gávea mesmo para morar com ela.
No dia seguinte apareceu em seu escritório um homem chamado Leonardo que lhe pede 3 mil réis, mostra-se aproveitador ao explorar os amigos de seu antigo patrão e Andrade então estranhou tanta felicidade vinda de Leonardo , quando ele o pergunto o que tinha acontecido disse que uma moça ficou fitando-o ate ir até ela , disse que ela o levou ate uma casa que então descreveu a casa de Moracas , Andrade marca então de Leonardo ir com ele ate esta casa e dizer-lhe se era aquela a mulher descrita por ele na conversa .
Chegando na casa , Leonardo confirma e logo vai embora , Andrade e Moracas tem um desentendimento onde os dois ficam muito magoados , mais tarde uma criada de Marocas procurou Andrade para dizer-lhe que ela tinha sumido não jantou naquela noite e não voltou mais para casa ,