Literatura Infantil
A educação básica enfrenta vários problemas no que se refere a aprendizagem principalmente no campo da leitura. A leitura e interpretação de textos são os maiores desafios a ser enfrentado por educadores desde os anos iniciais do ensino fundamental até o final do ensino médio, uma vez que são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de todo cidadão. Neste trabalho buscamos identificar e refletir a respeitos dos problemas que envolvem a aprendizagem da Literatura infantil no âmbito das atividades do PIBID.
OBJETIVOS
Identificar e refletir a respeito das experiências que envolvem a literatura infantil vivenciada em sala de aula durante as atividades do PIBID.
METODOLOGIA
O seguinte trabalho foi baseado em observações realizadas na Escola Estadual Venâncio Aires, em Cruz Alta, vinculada ao PIBID com alunos do terceiro e quinto anos do ensino fundamental. Portanto, foi usada como metodologia a pesquisa de campo.
RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO
Relatamos que nas experiências vividas no PIBID com o quinto ano do Ensino Fundamental ficou notório que os alunos têm dificuldades em ler, escrever e por conseqüência interpretar o que lêem. Ao trabalharmos com o gênero Fábulas ficou evidente que os educandos fazem uso da imaginação ao produzirem seus próprios textos, mas a escrita é deficiente e na maioria das vezes não conseguem ordenar suas ideias, o uso da pontuação tanto na escrita quanto na oralidade é limitada.No terceiro ano a situação apresenta-se ainda mais agravante ,se levado em consideração o fato de que neste ano os alunos já deveriam estar alfabetizados ,porém a grande maioria tem dificuldades em ler e escrever.Sem estarem devidamente alfabetizados a introdução da literatura implica em dificuldades ao se trabalhá-la em sala de aula ,visto que o processo de escrita e leitura não podem ser separados ,pois um precede o outro.Em ambas as turmas a hiperatividade de alguns alunos ,a inquietação e falta