Literatura Infantil
INTRODUÇÃO 05
1 REFLEXOES 06
1.1 Sintese 08
2PROJETO III 10
3 PROJETO AS DESIGUALDADES NA INFÂNCIA 11
3.1 Série que o Projeto Será Desenvolvido 5º ano 11
3.2 Lígua Portugues 11
3.3História e Geografia 11
3.4 Artes 12
3.5 Ciências 12
4 AVALIAÇÃO 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
O Projeto Educativo é o primeiro grande instrumento de planejamento da ação educativa da escola, devendo por isso, servir permanentemente de ponto de referência e orientação na atuação de todos os elementos da Comunidade Educativa, em que a escola se insere em prol da formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autônomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de uma sociedade melhor.
Conforme o decreto-lei nº 43/89 refere-se que a “autonomia da escola concretiza-se na elaboração de um projeto educativo próprio, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação a características e recursos da escola e à socialização e apoios da comunidade em que se insere”.
Sendo assim, a Escola tem como objetivo aprofundar a formação pessoal e social dos alunos, como tal, tem de haver cada vez mais uma articulação entre a escola e o meio envolvido para dar resolução aos problemas atuais que preocupam a sociedade, tornando-se imperioso que a escola elabore e cumpra o seu Projeto Educativo para contribuir coo o desenvolvimento de autonomia, diversidade, democraticidade, participação e eficácia.
1 REFLEXÕES
Na pedagogia de projetos o aluno deverá desenvolver competências interpessoais importantes para poder desenvolver seu trabalho em grupo, aprendendo a ouvir, tomar decisões e gerenciar o confronto de ideias. A mediação do professor é fundamental, pois, ao mesmo tempo em que o aluno precisa reconhecer sua própria autoria no projeto, ele